Notícias

23/07/2020
Dicas
Compartilhe:

10 dicas para renovar a decoração de um ambiente sem gastar muito

10 dicas para renovar a decoração de um ambiente sem gastar muito

Com imaginação e dedicação, qualquer sala sem graça pode virar um ambiente de revista

Muita gente aproveita o tempo o livre em casa para dar uma renovada nos ambientes. Pode ser um dia de melhorias na sala, no quarto, na cozinha ou até mesmo na lavanderia, o importante é colocar a mão na massa e inovar. Nós preparamos 10 dicas para renovar a decoração de um ambiente sem gastar muito. A ideia é antes mesmo de descartar qualquer coisa da casa, identifique o que é possível reaproveitar. Esse é o primeiro mandamento para quem quer uma decoração moderna, mas sem pagar uma fortuna para isso.

Sabe aquela velha dica dos 5Rs: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar? Ela deve ser o mantra de uma decoração barata e ao mesmo tempo moderna. Porque mais bonito do que ter uma bela decoração é fazer isso sem desperdiçar.

10 dicas para renovar a decoração de um ambiente

1. Retrô continua em alta e valoriza qualquer ambiente

Aquela mesa velha que está quase sendo doada, ou aquela cadeira com encosto meio frouxo podem ser o móvel de destaque do ambiente se passarem por uma repaginada. Ou até sem isso. Um móvel mais antigo numa decoração colorida, por exemplo, confere estilo ao ambiente. Além do que, sempre há peças surpreendentes em antiquários e brechós.

renovar a decoração de um ambiente

2. Paredes que falam
Mudar a cor das paredes ou de apenas uma delas pode fazer uma diferença imensa no cômodo. Compre uma paleta de cores e coloque ao lados dos móveis para ver a que melhor combina, mas atenção, cores vibrantes e num tom diferente do que predomina estão com tudo. E algumas texturas são bem fáceis de fazer sem ajuda de um profissional.

10 dicas para renovar a decoração de um ambiente sem gastar muito

 

3. Mistureba

Misturar diferentes estampas e cores na decoração pode renovar o clima do ambiente. Estampas lisas, florais, listradas e com texturas, como os bordados, são boas opções para misturar, o importante é só manter uma unidade, que pode ser com a cor de fundo das peças.

4. Cola que descola

Adesivar as paredes ou os móveis é barato e divertido. Você pode optar por aplicar um adesivo com alguma figura ou mudar a cor completamente, no caso dos móveis e eletrodomésticos, com o envelopamento. O melhor dessa técnica é que pode ser realizada em casa e, se enjoar, pode ser desfeita facilmente.

papel de parede para o quarto

5. Faça-se a luz!
Às vezes, mesmo uma casa bem decorada parece sem graça, já que nada tem destaque. Uma solução simples é iluminar. Seja com pedestais, luminárias direcionáveis ou luzes focais, um bom projeto de iluminação pode fazer toda a diferença. Outra dica é apostar nas lâmpadas amarelas, que dão um clima aconchegante e intimista ao ambiente.

6. Reutilizar pra decorar

Pallets, caixas de feira, venezianas, esquadrias. Quase tudo pode ser reaproveitado de outro jeito na decoração. Pallets se tornam mesas, camas ou sofás. Caixas de feiras viram estantes, carrinhos de bebidas e até sapateiras criativas. Venezianas se transformam em porta-retratos ou quadros. Esquadrias se tornam divisórias ou biombos. Com criatividade, tudo pode virar qualquer coisa.

pallets na decoração

7. Momentos para lembrar
Aquela viagem inesquecível pode parecer ainda mais recente se for mantida nas paredes. Assim como aquele encontro com os amigos, o aniversário, o piquenique ou qualquer outro bom momento. Basta apostar nas fotografias como peça-chave na decoração. Numa parede lisa, fotos com molduras de diferentes estilos caem muito bem.

8. Mão na agulha
Para quem quer uma casa bem decorada e versátil, nada melhor do que aprender a bordar, tricotar, fuxicar e colar. Fazer a própria colcha colorida, capa de almofada ou cortina garante que o seu estilo fique impresso na decoração, que pode ser reformada com mais frequência.

 renovar a decoração de um ambiente

9. Jardim interno
Verde é vida, já dizia o jardineiro. E não é que ele estava certo? Com a infinidade de tipos de plantas que podem viver dentro de casa, o uso delas na decoração deixa o ambiente mais alegre. Plantas decorativas, temperos, chás, bonsais ou flores podem entrar na decoração, o cuidado é somente em identificar plantas que precisem ou não de luz natural e que não sejam venenosas.

10. Im-pro-vi-se!

Quem disse que lugar de garfo é na mesa e lugar de bota é no pé?  Na sua casa, cada coisa tem a função que você quiser. O segredo é experimentar e trocar as coisas de lugar. Usar uma galocha como vaso para as plantas é inovador. Garfos torcidos e pendurados na parede viram um lindo porta-chaves. Uma escada com prateleiras pode se tornar um armário maravilhoso de jardim.  Para ter uma casa diferente, é preciso pensar diferente!

sala com parede azul

DesenvolvimentoInforce Internet Solution

© 2016 Podium Imóvel - Todos os direitos Reservados

Desenvolvimento