Notícias

03/09/2016
Sem Categoria
Compartilhe:

A Importância dos Jogos Paralímpicos

 

          Temos como valores dos Jogos Paralímpicos a coragem, a determinação, a inspiração e a igualdade, que acontecerá entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016 aqui na cidade Rio de Janeiro.

 

         O Esporte Paralímpico nasceu na década de 1940, quando países como Inglaterra e Estados Unidos tiveram a iniciativa de organizar competições, onde participariam veteranos da II Guerra Mundial com lesões medulares, o esporte também foi utilizado como parte do processo de reabilitação social e física destes pacientes.

Resultado de imagem para paralimpiada

          O principal objetivo da inclusão social na Paralimpíada é a valorização dos esportistas com deficiência como atletas, destacando apenas sua atuação na competição independente de seu biótipo ou sua deficiência. Esta inclusão é submetida a uma adequação, para dar oportunidades de vivências produtivas às pessoas envolvidas. Destacamos uma maior percepção de que o profissional deve ser valorizado por suas potencialidades e pela contribuição que oferece para a sociedade.

          O movimento Paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitude, garra, força, esperança, confiança, fé e principalmente perseverança fizeram com que os Jogos Paraolímpicos transformassem no segundo maior evento do mundo e, o excelente desempenho conseguido pelos atletas brasileiros foi responsável pelo surgimento de verdadeiros heróis nacionais, como por exemplo o nadador Clodoaldo Silva, ganhador de seis medalhas de ouro e uma de prata em Atenas, 2004.

Resultado de imagem para nadador paraolímpico clodoaldo silva

           Ao longo da história, diversos atletas com deficiência física participaram de edições dos Jogos Olímpicos, obtendo excelentes resultados. O Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos em 1976 conseguindo sua primeira medalha na edição seguinte. Os principais destaques paraesportivos do país foram: os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias, os corredores Lucas Prado, Ádria Santos e Terezinha Guilhermina.

          O famoso clichê: “o importante não é vencer, mas simplesmente competir”, hoje em dia tem uma conotação mais evidente na paralímpiada, pois o atleta deficiente antes de competir oficialmente para representar seu clube, associação ou até mesmo seu país, tem que competir com ele mesmo, e contra os obstáculos que encontra diária

mente.

         Exemplos de vida, de superação, ousadia e coragem estes atletas merecem toda a atenção do mundo! Participe desta Paralimpíada que acontecerá pela primeira vez na América do Sul. O Cristo Redentor no Rio de Janeiro os espera com braços abertos!

DesenvolvimentoInforce Internet Solution

© 2016 Podium Imóvel - Todos os direitos Reservados

Desenvolvimento