Notícias

29/03/2023
Decoração
Compartilhe:

Casas com varanda ao redor: vantagens e inspirações!

Casas com varanda ao redor: vantagens e spirações!

Casas com varanda ao redor: vantagens e inspirações!

Saiba quais são os benefícios de casas com varanda e qual se adapta melhor ao seu dia a dia. Separamos algumas dicas de decoração para você!

Um espaço para relaxar e aproveitar o dia é o desejo de muitas pessoas que começaram a pensar em uma nova casa. As casas com varanda ao redor são realmente um charme na arquitetura da casa. Você pode decorá-la para ser um espaço de lazer para se reunir com amigos e familiares, ou apenas, um espaço gostoso para descanso.

Muitas são as dúvidas que podem surgir ao decidir ter casas de dois andares com varanda ao redor. Como qual o melhor revestimento, decoração e até mesmo as melhores plantas de casas com varandas ao redor. 

Neste guia vamos te explicar tudo que você precisa saber para ter uma varanda por todo perímetro da sua casa. Inspire-se!

Vantagens de ter um projeto de casas com varanda ao redor

São muitas as vantagens de investir em simples casas com varanda ao redor. Para além de uma extensão da construção, esse espaço pode ter uma função bastante agradável, e o melhor, em volta de toda sua casa. 

Existem muitas vantagens nas casas com varanda ao redor.

 

Alguns dos benefícios de ter casas com varanda em volta são:

  1. Espaço para reunir convidados: a varanda pode ser um bom lugar para reunir seus amigos e família. Nela você pode criar um ambiente acolhedor e que permita conversas, com sofás, cadeiras e puffs. 
  2. Cômodo para lazer: Além de poder reunir os amigos, uma boa decoração nas casas de campo com varanda ao redor pode ajudar a criar um belo espaço de lazer. Vale pensar uma boa iluminação e móveis confortáveis para descanso;
  3. Boa visão externa: Complementado o espaço de lazer, a varanda oferece uma boa visão externa, seja de sua vizinhança ou do quintal de sua casa. 

Diferença entre varanda, terraço e sacada

Existem muitas formas de criar um espaço especial em dia em sua casa. E, talvez, por isso, às vezes os nomes e tipos de áreas externas podem confundir nossa cabeça. Para entender qual melhor tipo de área para sua casa, é preciso conhecer a função e estrutura de cada uma:

Varanda

As casas com varanda ao redor são aquelas que tem uma espécie de cômodo de extensão da construção contornando a casa. Esse espaço também pode ser apenas na frente ou nas laterais da casa. E geralmente, ele é ligado ao cômodo de entrada da casa, sendo um espaço aberto, que pode ser mobiliado como uma sala de estar externa ou área gourmet com churrasqueira. 

Terraço

O terraço, diferente do projeto de casas com varanda ao redor, é uma construção que fica no segundo andar das casas. Com ele se ganha uma linda visão para área externa de casa. Você pode ter uma piscina ou até jardim  em seu terraço.

Sacada

Por fim, a sacada se difere da varanda por não estar alinhada com a parede, isso porque, ela está ligada a portas e janelas. É como aquela visão de que sacada está saindo da porta ao olharmos para a fachada do prédio ou casa. 

Quais materiais podem compor a varanda?

Com certeza uma casa com varanda ao redor tem um charme a mais, da fachada à parte externa. Há uma infinidade de materiais que podem te ajudar a compor uma varanda em sua casa. 

casas com varanda ao redor

Você pode escolher diversos materiais para projeto de casas com varanda ao redor. (Foto / Pixabay)

A começar pelo clássico uso de deck de madeira em sua varanda para trazer um piso mais aconchegante e, ao mesmo tempo, resistente. Isso por as varandas serem espaços externos que estão expostas à chuva e outras mudanças climáticas. 

Outro material que pode ser usado em seu espaço externo é o uso de vidro, seja para contornar por completo ou parcialmente sua varanda. Ele ajuda a manter o calor durante temperaturas mais frias ou então ter um maior controle da temperatura no verão.

Por fim, uma outra sugestão é investir em uma pérgola de madeira com plantas de casas com varandas ao redor. Essa é uma estrutura que dá um ar rústico e fresco ao seu espaço, trazendo um charme. 

Escolha o revestimento certo

O revestimento do piso é um elemento de extrema importância para montar um ambiente agradável e seguro. Antes de escolher o seu revestimento, é preciso muita pesquisa, além de entender a função do espaço e medição completa. Isso porque existem diversos tipos e tamanhos de peças para piso que combinem com simples casas com varanda ao redor.

Para escolher o piso ideal, é preciso pensar na durabilidade, resistência e segurança da peça. Checar o quão escorregadia o revestimento está propenso a ficar durante a chuva ou ao molhar, é importante. Na hora de escolher, leve em consideração o esforço de manutenção e limpeza do dia-a-dia.

Pisos de cimento queimado ou pedras naturais são excelentes opções para quem quer um clima mais rústico ou moderno. Já os pisos mais ásperos e com pedra mais impermeável, isso porque eles absorvem menos água e têm uma maior aderência.

Como montar uma casa com varanda ao redor aconchegante?

Para pensar na decoração do projeto de casas com varanda ao redor é super importante para um ambiente aconchegante. Nesse modelo de varanda, é preciso pensar em um décor complementar com todos os lados da varanda. 

Deixe as simples casas com varanda ao redor mais aconchegantes com décor.

Para ser um ambiente mais aconchegante para receber amigos, o ideal é pensar em puffs, sofás e poltronas para esse ambiente. O material desses móveis pode ser impermeável e em madeira para maior durabilidade. Uma rede de descanso complementa perfeitamente o ambiente e traz mais acolhimento.

Além disso, outra boa proposta é criar ambientes integrados nas casas de campo com varanda ao redor. Um belo exemplo, são as cozinhas gourmet com churrasqueira, que podem ter uma bela mesa de jantar para arrematar o espaço.

Para quem tem crianças, investir em um piso emborrachado em parte da varanda traz uma maior segurança. Nela é possível colocar brinquedos, como cabaninhas, escorregadores e afins e até mesmo uma estante para brinquedos menores. 

Uma coisa que não pode ficar de fora da varanda ao redor da casa é uma boa iluminação, seja com uma luz central e luzinhas ou então luminárias de chão para ajudar a complementar o espaço. 

 

 

DesenvolvimentoInforce Internet Solution

© 2016 Podium Imóvel - Todos os direitos Reservados

Desenvolvimento