Notícias

26/01/2022
Sem Categoria
Compartilhe:

Mercado imobiliário em 2022: as tendências e previsões para o novo ano

Mercado imobiliário em 2022: as tendências e previsões para o novo ano

2022 é um ano de mudanças com a retomada das atividades presenciais, mas você já pensou nos reflexos disso no mercado imobiliário?

 

O mercado imobiliário está em constante mudança e se você quer vender ou comprar imóveis com segurança é preciso compreendê-lo. Envolvendo transações de altíssimos valores é preciso se atentar às suas tendências para saber como e quando investir.

 

 

No brasil, o mercado imobiliário tem crescido bastante nos últimos anos tendo trazido bons resultados inclusive durante a pandemia de COVID-19. Para 2022 as projeções ainda são satisfatórias. Neste artigo você vai entender melhor como funciona o mercado de imóveis e o que esperar do mercado imobiliário em 2022. Confira!

O que é o Mercado Imobiliário

 

 

Como você deve imaginar o mercado imobiliário trata da economia que envolve a negociação de imóveis, terrenos e/ou áreas construídas. Assim, sempre que alguém vende, compra ou aluga bens imóveis, independente da finalidade da transação, está participando de um negócio no mercado imobiliário.  

 

O mercado imobiliário envolve negociações feitas diretamente com o proprietário de um imóvel, ou por intermédio de uma imobiliária. Além do valor do imóvel podem incidir custos do processo de transferência, como o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), além de outras taxas como matrícula e registro imobiliário.

Imóveis amplos e funcionais

 

 

Imóveis amplos e melhor divididos têm sido mais buscados. Eles permitem que atividades físicas, descanso e lazer ainda sejam executadas no mesmo local. Além disso, imóveis que oferecem espaços gourmet, varandas ou sacadas também são mais procurados. Esses diferenciais oferecem maior qualidade de vida para os compradores.

 

 

A busca por casas também segue em alta, principalmente nos centros urbanos. O que mudou de 2021 para cá foi a volta das atividades presenciais. Enquanto o regime remoto prevalecia no país, muitas pessoas buscavam por imóveis no interior ou na praia. Contudo, com a volta do trabalho e aulas presenciais, a busca por imóveis que atendam às novas necessidades cresceu.

 

 

Desse modo, quem comprou residências de alto padrão no interior a partir do final de 2020 por ter pagado um valor elevado. Algumas imobiliárias especializadas especularam uma valorização de 200%. Contudo, 2022 pode ser um momento pouco propício para realizar a venda dessas propriedades.

 

 

Personalização dos imóveis

 

 

Outro movimento que tem se intensificado seguindo a mesma lógica é a personalização dos apartamentos. Como estamos falando de uma propriedade que possui área útil menor que as casas, é importante ter ambientes funcionais que podem ser transformados desde escritórios até áreas de relaxamento e descanso. Os espaços multiuso valorizam o imóvel.

 

 

Os condomínios horizontais pequenos com até 12 casas também são tendência. O segmento tem ganhado força pois conciliam conforto, privacidade e segurança. Em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, esses empreendimentos não são muito comuns, mas as incorporadoras notaram a tendência pelo segmento no último ano e têm lançado novos produtos do tipo.

 

 

Imóveis bem localizados

 

 

Isso pode representar um processo profundo de transformação de bairros de residências horizontais nos próximos anos. Ademais, a busca por imóveis bem localizados também se intensifica. Quem se acostumou a acordar meia hora antes de começar a trabalhar não quer voltar a uma rotina em que se acorda muito cedo e perde-se horas em um trânsito estressante para chegar no trabalho.

Entretanto, um imóvel bem localizado não necessariamente é aquele que se encontra nos bairros mais caros e centrais. Por isso, é importante compreender que uma boa localização sempre vai depender do comprador. Um bom imóvel para um pode não ser o ideal para outro, já que mesmo que não seja possível morar perto do trabalho, ainda é importante morar em locais com fácil acesso aos meios de transporte público, como metrôs. Tudo isso está diretamente ligado à busca pela qualidade de vida que já citamos.

DesenvolvimentoInforce Internet Solution

© 2016 Podium Imóvel - Todos os direitos Reservados

Desenvolvimento