Notícias

11/01/2024
Notícias de Mercado
Compartilhe:

Tendências do mercado imobiliário em 2024: tecnologia e sustentabilidade em alta

Tendências do mercado imobiliário em 2024: tecnologia e sustentabilidade em alta

O mercado imobiliário é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Envolve a oferta e a demanda de moradias, escritórios, comércios e outros tipos de imóveis. Além disso, influencia e é influenciado por diversos fatores econômicos, sociais e ambientais, que podem afetar o seu desempenho e perspectivas. Veja algumas das tendências e expectativas para o mercado imobiliário em 2024:

Sustentabilidade como pilar fundamental

 

A crescente preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade está moldando as escolhas dos consumidores no mercado imobiliário. Projetos que incorporam práticas sustentáveis, desde a fase de construção até a operação dos imóveis, estão se tornando irresistíveis para uma base de consumidores cada vez mais consciente. Certificações verdes e tecnologias energeticamente eficientes estão rapidamente se tornando critérios indispensáveis na busca por residências, impulsionando o crescimento do segmento eco-friendly.

Integração de tecnologia inteligente

Casas inteligentes, equipadas com sistemas de segurança avançados, gestão eficiente de energia e integração perfeita de dispositivos conectados, oferecem não apenas comodidade, mas também segurança e eficiência. A tecnologia, agora uma aliada indispensável, torna-se um fator-chave na valorização dos imóveis.

 

Flexibilidade nos espaços de trabalho

O crescimento do trabalho remoto está redefinindo a organização dos espaços residenciais, impulsionando a demanda por imóveis que ofereçam ambientes ideais para o home office. A flexibilidade nos projetos arquitetônicos, destacando ambientes versáteis e adaptáveis, torna-se crucial. As residências não são mais apenas lares, mas também espaços de trabalho eficientes e confortáveis, refletindo a crescente necessidade de harmonia entre vida profissional e pessoal.

Investimentos em propriedades virtuais

A revolução digital alcança o mercado imobiliário, abrindo novos horizontes na forma como as propriedades são compradas e vendidas. Plataformas baseadas em criptomoedas oferecem transações mais rápidas e transparentes, expandindo as oportunidades para investidores globais. A comercialização de propriedades virtuais, impulsionada pela tecnologia emergente, promete redefinir as fronteiras do mercado imobiliário tradicional.

 

Investimentos em propriedades compartilhadas

O modelo de propriedades compartilhadas continuará a ganhar popularidade. Plataformas que facilitam a co-propriedade de imóveis, sejam residenciais ou comerciais, proporcionarão acesso mais acessível à propriedade, permitindo que múltiplos investidores participem de empreendimentos imobiliários de alto valor.

Descentralização urbana

O êxodo urbano, já muito observado em anos anteriores, continua a ganhar força, com um aumento significativo na busca por propriedades em áreas suburbanas e rurais. As pessoas buscam cada vez mais espaços mais amplos, verdes e afastados dos centros urbanos, sem sacrificar a conectividade. Este fenômeno representa uma mudança fundamental na dinâmica do mercado, com a descentralização urbana emergindo como uma tendência poderosa, influenciando as preferências dos compradores e redimensionando o mapa imobiliário.

 

Pagamentos e transações digitais

A digitalização dos processos imobiliários será uma norma. A utilização de contratos inteligentes e a transação de pagamentos por meio de plataformas digitais proporcionarão eficiência e segurança nas negociações imobiliárias. Isso não apenas agilizará o processo de compra e venda, mas também aumentará a transparência em todas as transações.

DesenvolvimentoInforce Internet Solution

© 2016 Podium Imóvel - Todos os direitos Reservados

Desenvolvimento